Segundo a matéria: “A imprensa ideal dos petistas” publicada na Revista Veja de 29/09/2010, faz-se a indagação: “Eles querem um jornalismo melhor?” e traz a resposta que todos sabem: “Não. Querem jornalismo nenhum.”
A indagação sobre querer um jornalismo melhor dá-se por estar mais antenado aos acontecimentos e mostrar a real situação – no caso, na política. Por imprensa ter como objetivo informar a população sobre os fatos ocorridos, essa melhoria poderia dar-se em relação à amplitude de informações.
Já a resposta de não querer jornalismo nenhum, faz referência a ocultar a corrupção ativa que se alastra pelo país. Através dessa interrupção das informações, desejam que a população se torne ainda mais alienada e concorde com todas as bobagens ditas. Usam então desse recurso e dizem que a imprensa inventa histórias e os acusam de crimes.
Segundo a Constituição Federal do Brasil, artigo 220 e seus parágrafos 1º e 2º é proibida a censura de natureza política, ideológica e artística. Sendo assim, por que os políticos tentam ser ilegais querendo vedar o direito da imprensa? Certamente está havendo muita corrupção por trás das câmeras.
Devido a todos esses propósitos, a população em geral deve agir como um cidadão consciente e não aceitar todas as imposições do governo, e sim questionar seus direitos.
Daniela Yumi Kobayashi